quarta-feira, 14 de setembro de 2011

REPÚDIO À ELEIÇÃO DA ADUEG


MERECEMOS UM SINDICATO MELHOR


Os professores da UEG merecem um sindicato de verdade.

São professores que pagam seu imposto sindical todo ano e precisam saber o que está sendo feito com o seu dinheiro. Infelizmente, temos um sindicato que vive escondido nas sombras e realiza eleições quase secretas.

Na Unidade Universitária de Formosa, a ADUEG é tratada como uma lenda: dizem que existe, mas é difícil acreditar nisso. Ninguém conhece a sua página eletrônica na internet, ninguém sabe onde fica a sua sede, ninguém recebe informações sobre seus eventos, ninguém é convidado para participar de suas atividades sindicais.

A ADUEG permanece escondida assim há vários anos. Tem pouquíssimos filiados e são apenas eles que podem votar e se candidatar nas eleições sindicais. A grande maioria dos professores está excluída deste processo. É uma afronta aos princípios mais básicos da democracia.

A Associação dos Professores da UEG-Formosa torna pública sua total instisfação com a ADUEG e repudia suas eleições internas, que são completamente antidemocráticas e ilegítimas. Sindicato que não entra em contato com sua própria base profissional e eleição que não é amplamente divulgada merecem apenas isso: nosso repúdio.


Associação dos Professores UEG-Formosa
Gestão 2011-2013


Um comentário:

  1. A ADUEG é uma associação que nasceu da antiga ADESA, possui CNPJ, estatuto e atas registrados em cartório. Possui uma existência legal. Nunca recebeu imposto sindical, embora este seja um assunto que a diretoria tem trabalhado para resolver. Devido a falta de recursos a entidade tem passado por dificuldades que em breve devem ser resolvidas.
    As eleições da ADUEG são divulgadas entre seus filiados e não a estranhos como a APUEG. Isso é legal e legítimo. Nossas eleições diz respeito aos nossos filiados e não a adversários que querem destruir nossa associação sindical
    A ADUEG possui mais de 500 docentes filiados. Isso é pouco em um universo de 2000? Corresponde 25% do total. A APUEG ao afirmar que isso é pouco, perde a “noção lógica da quantidade”.
    Em 2011 a ADUEG realizou inúmeros eventos (vejam os Links abaixo relacionados), entre eles 03 Audiências Públicas contra a intervenção truculenta, Imoral, Ilegal e abusiva do governo estadual na UEG, que destruiu a autonomia de nossa universidade prevista na Constituição Federal e na LDB. Intervenção esta apoiada, irresponsavelmente, à exaustão pela APUEG e seu vulgar séquito.
    http://www.youtube.com/watch?v=fef3itLC28k
    http://www.aredacao.com.br/noticia.php?noticias=8502
    http://www.youtube.com/watch?v=FRe3s0s5fnY&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=SplQaj3rGA8&feature=related
    http://jornalopcao.com.br/posts/reportagens/entidades-questionam-se-novo-reitor-conseguira-mudar-universidade
    http://www.oanapolis.com.br/pdf/7746/pag%2006.pdf
     Com a realização de 3 audiências públicas, conseguimos obrigar o governo a alterar parte do Art. 45 do estatuto e garantir o mandato dos diretores eleitos em 2009, inclusive da prof. Marisa Kaiser, diretora da UnU-Formosa.
     Lutamos para elevar de 2% para 4% o percentual orçamentário de nossa universidade
     Lutamos contra o estatuto ilegal elaborado secretamente pelo governo de Marconi Perillo
     Lutamos contra o Relatório da comissão de estudos sobre a UEG que propunha fechar, sem nenhum critério, 18 cursos de graduação da UEG.
    Enquanto isso, a APUEG de forma servil apoiava toda a sacanagem que o governo fazia com a UEG. Apoiou a destruição da autonomia da UEG, apoiou violação de toda a legislação educacional (CF, LDB, Lei Estadual 26/98) e a proposta de fechamento de cursos.

    ResponderExcluir