Histórico

RESUMO CRONOLÓGICO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA UEG-FORMOSA


16.DEZ.2006 - Congresso de Fundação da Associação dos Professores da UEG-Formosa. O seu Estatuto foi aprovado neste dia em caráter provisório (dois meses depois, foi aprovado definitivamente em um Congresso Extraordinário).

02.ABR.2007 - Paralisação de um dia em protesto contra o atraso no pagamento dos salários dos professores. Também houve reivindicações para que as condições de trabalho dos docentes fossem melhoradas. Foi a primeira mobilização importante da Associação.

AGO / SET.2007 - A Associação dos Professores é dissolvida e transfere todos os seus recursos, direitos, prerrogativas e responsabilidades para a Associação dos Profissionais do Magistério da UEG-Formosa (APMU-F), que havia sido fundada poucos dias antes. Essa APMU-F, depois, muda de nome e passa a se chamar Associação dos Professores da UEG-Formosa (ou seja, o mesmo nome da Associação que foi dissolvida). Na verdade, foi um rearranjo institucional que teve o objetivo de apressar mudanças importantes na estrutura interna da Associação.

24.NOV.2007 - Congresso da Associação dos Professores da UEG-Formosa.

2008 - Ano da consolidação da Associação dos Professores da UEG-Formosa. Principais atividades: almoços de confraternização, criação da página eletrônica, regularização jurídica (obtenção do CNPJ), contatos do Presidente da Associação com docentes de outras Unidades universitárias, realização do debate entre os candidatos a Reitor da UEG e, depois, entre os candidatos a prefeito de Formosa.

JUN.2009 - Protestos contra o atraso no pagamento dos salários dos docentes contratados no início do ano. Foram 5 dias de mobilização. No terceiro dia, a comunidade acadêmica visitou a Câmara Municipal de Formosa e recebeu apoio de todos os vereadores. No último dia, alunos e professores comemoraram a NOITE DA VITÓRIA. Foi uma das maiores mobilizações de toda a história da Unidade Universitária de Formosa.

NOV.2009 - O presidente da Associação, Prof. Fábio Santa Cruz, renuncia ao seu cargo para se dedicar à sua candidatura de Diretor da Unidade Universitária de Formosa. Para apoiá-lo na campanha eleitoral, renunciam mais quatro membros da Diretoria: Sílvio Rocco (Vice-Presidente), Mariana Vilela (Diretora de Relações Institucionais), Arllena Muniz (Diretora de Defesa e Valorização do Magistério) e Jander Amorim (Diretor de Finanças). Ao ser informada desta renúncia coletiva, a Prof. Terezinha Braz (Diretora de Eventos) diz que renuncia também e justifica sua decisão dizendo que não queria "segurar esse pepino". Quem passa a dirigir a Associação, então, é o Conselho Fiscal.

04.DEZ.2009 - Data marcada para o Congresso da Associação. Não houve nem candidatos a Diretores, nem quórum para a realização do evento. Os poucos professores que se fizeram presentes decidiram tentar realizar novamente o evento quando as aulas se reiniciassem em 2010.

2010 – Mandato da Prof. Mariana A. Vilela (Pres. Associação dos Profs. UEG-Formosa)

8.ABR.2011 – Eleição, em Congresso, do Prof. Elton Castro para a presidência da Associação.