segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NOTA

No último dia 18 de outubro, a APUEG-Formosa tornou público um documento em que sua Diretoria se posicionava sobre a reestruturação da UEG e sobre o novo Estatuto da Universidade. Este documento foi elogiado por colegas de outras Unidades Universitárias e, em reunião de Congregação*, a Unidade Universitária de Formosa chegou a adotá-lo integralmente como declaração oficial sua, demonstrando que os elogios recebidos eram realmente merecidos. A todas estas deferências, agradecemos muito.
Por outro lado, a APUEG-Formosa lamenta gravemente que a ADUEG tenha publicado um texto tão desqualificado sobre este mesmo documento.

O texto da
ADUEG é lamentável por diferentes razões. Em primeiro lugar, aborda algumas partes do documento da APUEG-Formosa e omite outros, isto é, manipula maliciosamente o que foi dito. Ao fazer isso, a ADUEG agiu com evidente desonestidade intelectual. Em segundo lugar, a ADUEG ataca com acidez uma entidade que goza de largo respeito entre seus pares. É um absurdo: uma diretoria eleita de forma visivelmente ilegal tentando ferir uma entidade que é elogiada por seus colegas de Formosa e de outras Unidades Universitárias da UEG. Em terceiro lugar, a ADUEG tenta desmoralizar todo o relatório de restruturação da UEG e também a Comissão que elaborou este relatório. Esta, certamente, não é a forma apropriada de debater soluções para a Universidade. O relatório pode ser debatido e criticado, mas não jogado furiosamente ao lixo. O mesmo pode ser dito em relação ao novo Estatuto.
O texto da ADUEG é tão desqualificado e torpe que sequer merece ser discutido. Esta, muito provavelmente, será a última resposta da APUEG-Formosa às provocações desta entidade que envenena o debate interno em nossa Universidade. Queremos o bom debate e parece ser justamente isso que a ADUEG quer destruir.
A ADUEG deveria lutar pelos direitos e interesses dos professores da UEG. Não luta. Não cumpre sua missão. Não promoveu até hoje uma única campanha de aumento salarial para o magistério da UEG. Prefere afrontar cheia de vigor uma associação formada por seus próprios colegas de profissão. É, sem dúvida, uma situação lastimável. Assim sendo, a APUEG-Formosa reafirma: a ADUEG precisa mudar. Precisa de novos dirigentes. E os professores da UEG precisam de um novo sindicato. Um sindicato de verdade.
O DOCUMENTO DA APUEG-FORMOSA PODE SER LIDO EM NOSSA PÁGINA ELETRÔNICA: apueg.blogspot.com

* A Congregação da UEG-Formosa representa legitimamente os seus 84 docentes, além de servidores técnico-administrativos e alunos.

APUEG - Associação dos Professores da UEG Formosa-GO

4 comentários:

  1. É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE PARTICIPO DESTA ASSOCIAÇÃO E DE SUA DIRETORIA. E CLARO FAZEMOS PARTE DESTA UnU FORMOSA COM TAMANHA REPRESENTATIVIDADE DEMOCRÁTICA E POLÍTICA.
    PARABÉNS A TODOS NÓS QUE FAZEMOS PARTE DA UEG E ACREDITAMOS QUE A TRANSPARÊNCIA E A PARTICIPAÇÃO COLETIVA NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA, DIRECIONAM NOVAS PROPOSTAS PARA ALAVANCAR UMA UNIDADE COM RECONHECIMENTO E REPRESENTATIVIDADE NO CENÁRIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM NOSSO PAÍS.
    PATRÍCIA MONTEIRO

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas de Formosa,
    não sei se é conhecimento de todos, mas o Prof. Marcelo e eu solicitamos tempestivamente ao Presidente da ADUEG a relação dos eleitores e uma cópia do Estatuto da entidade para verificar quem poderiam ser candidato àquela entidade. O Presidente da época, Prof. João Vieira, nosso protótipo de representante docente no CsU, simplesmente ignorou a nossa insistente solicitação até que os exíguos prazos eleitorais tivessem terminados. Depois, recebi um e-mail do Prof. Emerson, extremamente grosseiro, dizendo que eu, um dos fundadores da ADUEG, não era sequer filiado.
    Aquela representação docente precisa ser resgatada.
    Parabéns a APUEG pela altivez!
    Prof. Nelson UEG/UNUCSEH

    ResponderExcluir
  3. Uma Associação como a APUEG que apoia o Golpe do Marconi na UEG e ainda elabora ilegalmente um estatuto para a universidade, apenas para perseguir a comunidade universitária e onter o controle da reitoria. Ilegal porque de acordo com a LDB (Inciso V do Art. 53) somente a própria universidade pode elaborar seu estatuto. Essa APUEG ainda apoiou o vergonhoso Relatório da Comissão do Governo que queria fechar 24 cursos da UEG sem sequer debater com a comunidade universitária. É isso que a APUEG apoia. Então essa entidade é pior que os capachos da ditadura que apoiavam todas as ilegalidades praticadas por aquele regime repudiado pelo povo. Não merece respeito

    Parabéns ao direitista Nelson de Abreu que de Ditaduras entende muito bem.

    ResponderExcluir
  4. O que é APUEG? Apenas uma organização oportunista, medíocre e Marconista que apoiou incondicionalmente a destruição da autonomia da UEG através do golpe governamental. É tão desonesta que mesmo sabendo que era ilegal o "Estatuto" que o governo fez (porque violava a LDB - Art. 53) apoiou mesmo assim aquela aberração. Os dirigentes da APUEG trabalham com educação, mas não conhecem a legislação educacional do nosso país. Isso é gravíssimo. Apoiaram o relatório de uma Comissão do governo, que sem nenhuma consulta a UEG, queria fechar 24 cursos de nossa universidade, contrariando o Inciso I do Art. 53 da LDB (Lei Federal Nº 9.394/96). Sugerimos a Impoluta APUEG que convide a ADUEG para ministrar uma palestra na UnU-Formosa sobre Autonomia Universitária, Gestão democrática, previstas na LDB e na Constituição Federal. Marconi passou por cima de toda a legislação educacional apenas para nomear cabos eleitorais do PSDB e PHS nas Pró-Reitorias da UEG sob os aplausos da APUEG.

    ResponderExcluir